terça-feira, 25 de agosto de 2009

Agnóstico ateista...

Sou nascido em família católica, meus pais não eram praticantes, porém meus tios e meus padrinhos eram, e me levavam sempre com eles a missa, e aos encontros nos terços. Bem das missas até que eu não gostava muito achava entediante, já dos terços eu gostava bastante, afinal tinha uma comida boa, e diversão, e isso basta, principalmente quando se é criança. A repetição da Ave Maria e do Pai Nosso fez com que eu decorasse logo essas duas orações... e na verdade decorei mesmo, pois só depois de uma certa idade que fui entender o que significava. Cresci assim, indo na missa todos os domingos e vez ou outra na quarta, os terços eram muito freqüentes. Eu acreditava muito em deus, orava até para meu time vencer no futebol, afinal não fazia mal a ninguém achava que ele poderia me atender, mas nunca aconteceu, sempre que orava meu time perdia eu ficava sem entender.

Entrei para o catecismo, não gostava muito afinal já tinha que ir a escola e agora ir ao catecismo também, não via graça naquilo, mas falavam que era importante, senão eu não poderia receber a òstia, o corpo de cristo, e sempre desejei sentir o sabor dela... Ir a missa se tornou um prazer afinal tinha uma garota que sempre ia, era a oportunidade que eu tinha de paquerar...

Minha mãe sempre meio espírita nos levava para tomar passes, e chamava um amigo para fazer orações espíritas em casa (Carlos) sempre me lembro dele... uma boa pessoa, mas aquela história de espírito não me empolgava nem um pouco, muito pelo contrário, mas nunca fui sem educação.

Fui crescendo assim, nesse mundo nesse convívio, aos 10 entrei para um grupo de escoteiros, lá também ensinavam a religião católica e nos ensinavam orações diferentes e canções para louvar a deus. Aos 13 entrei para o grupo de jovens com um amigo, aí sim a coisa melhorou, juntávamos trocávamos idéias boas, ensaiávamos canções, fazíamos passeios e acampamentos, foi em um desses que eu arrumei uma namorada e experimentei meu primeiro gole de conhaque... sim depois da oração alguém apareceu com uma garrafa de conhaque e eu experimentei...(horrível hoje nem chego perto). Até que um dia pediram para eu fazer um trabalho sobre a bíblia, e eu me empolguei com a oportunidade, e comecei a lê-la, e a questionar muita coisa, quando eu colocava meu ponto de vista nas reuniões em grupos, pronto, é como se o mundo tivesse acabando, como se eu fosse um burro ou ignorante e não quisesse aceitar, mas eu sabia que não era assim que não poderia ser verdade, deus não seria ruim como mostra a bíblia. Apesar de tudo, ainda assim continuei a freqüentar o grupo e fiz a Crisma. Crismei, mas não concordei com nada daquilo, e fui procurar alguma coisa, afinal a bíblia me confundiu...

Procurei centros espíritas ,minha mãe os freqüentava, conversava com as pessoas lá, mas eles eram mais confusos que eu, falavam em várias vidas, em espíritos não sei na onde, em voltar para pagar os pecados, não, aquilo não poderia ser verdade, então me afastei de religião. Até que conheci uma menina, linda cabelos longos até os joelhos, e ela se interessou por mim também, e me pediu para que fosse com ela até sua igreja, afinal o pai daria mais crédito se eu fosse da religião dela, ASSEMBLÉIA DE DEUS... bem nem perto dela eu cheguei lá dentro, afinal homens de um lado e mulheres de outro, e um pastor que invocou a seguinte pregação:

- “ Irmãos, hoje fui visitar uma de nossas irmãs que estava no caminho da perdição, ela estava irmãos sendo coagida pelo Demônio, então uma alma bondosa disse que eu deveria ajudar a irmã, e eu fui, cheguei em sua casa de surpresa, e quando eu entrei logo vi na sala irmãos, uma televisão... ali eu entendi porque a irmã estava mudada, porque ela precisava de ajuda, irmãos ela estava sendo influenciada pelo canal do inferno, ela estava sendo conduzida de forma errada na sua vida, foi aí irmãos que deus me abençoou com a palavra eu fui pregando e derramando bênçãos em palavras para a irmã, ela chorou irmãos, ela ajoelhou pediu perdão a deus, e me abraçou me agradeceu pediu para que eu a ajudasse a se livrar daquilo... Irmãos, eu me dispus a ajudá-la, e coloquei a televisão no meu veiculo, fomos a uma loja de móveis usados... Quando chegamos até a loja, irmãos um homem veio testar a televisão,e a glória aconteceu, a televisão estava em 110 ele ligou em 220 e a televisão queimou”..- foi um coro de Aleluia e glória a deus que eu não sabia se ria ou me assustava, mas nunca mais coloquei o pé dentro da Assembléia, que absurdo, falar que televisão é do diabo... com o tempo descobri que a maioria desses fiéis tinham televisão só que as escondia quando chegava alguém da igreja, e com isso aprendi uma palavra nova: hipocrisia.

Eu me tornei uma pessoa sem religião, acreditava em deus, brigava muito com ele, agradecia mas não ia a igreja... foi quando um colega de trabalho me convidou a participar da religião dele, eu fui sem compromisso. SHALON, foi ótimo, fui de bicicleta, chegamos cedo, tomamos café da manhã, oramos, jogamos futebol, peteca, almoçamos, cantamos louvores, presenciei alguns batismos, e no final fomos orar, foi onde eu me assustei, várias pessoas com as mãos acima de minha cabeça, querendo que eu aceitasse a Jesus... fui embora correndo e deixei todos lá, e não quis mais saber de religião, ora mal cheguei já queriam me fazer aceitar a fé deles, tornei-me agnóstico e comecei a questionar muita coisa em relação a deus, bíblia e religião, a existência e a não existência. Não chegava a lugar nenhum, e sabia que a resposta só estaria dentro de mim...

Aos 19 anos me casei (novo né) na igreja, com padre, testemunhas e tudo, mas aquilo pra mim não serviu de nada, apenas para eu ver hoje o quanto eu era imaturo... passou alguns meses fui morar no Japão, onde tive contato com uma cultura religiosa bem diferente da nossa, bem fundamentada, mas mesmo assim duvidosa e misteriosa. Descobrir que a bíblia foi traduzida para a língua japonesa há pouco tempo, foi a gota d’água que faltava para eu não acreditar mais na bíblia nem em deus, ou em deuses, tornei-me podemos dizer um AGNÓSTICO ATEÍSTA... e me dou o direito de ser assim.

Bem vindo ao meu Blog... quero colocar aqui sentimentos de um Agnóstico Ateísta, minhas perspectivas e meus pontos de vista... não vou desrespeitar ninguém, afinal todos temos o direito de ser ateu ou de ter fé...

“O sol da noite agora está nascendo
Alguma coisa está acontecendo
Não dá no rádio nem está
Nas bancas de jornais
Em cada dia ou qualquer lugar
Um larga a fábrica, outro sai do lar
E até as mulheres, ditas escravas,
Já não querem servir mais
Ao som da flauta
Da mãe serpente
No para-inferno
De Adão na gente
Dança o bebê

Uma dança bem diferente
O vento voa e varre as velhas ruas
Capim silvestre racha as pedras nuas
Encobre asfaltos que guardavam
Hitórias terríveis
Já não há mais culpado
nem inocente
Cada pessoa ou coisa é diferente
Já que assim, baseado em que

Você pune quem não é você?
Ao som da flauta
Da mãe serpente
No para-inferno
De Adão na gente

Dança o bebê
Uma dança bem diferente
Querer o meu
Não é roubar o seu
Pois o que eu quero
É só função de eu
Sociedade alternativa
Sociedade novo aeon
É um sapato em cada pé
É direito de ser ateu
Ou de ter fé
Ter prato entupido de comida
Que você mais gosta
É ser carregado, ou carregar
Gente nas costas
Direito de ter riso e de prazer
E até direito de deixar
Jesus Sofrer” - RAUL SEIXAS

9 comentários:

  1. Caramba, gostei muito do seu blog, seja bem vindo, muito sucesso e tudo mais...

    quando li o titulo, eu chega fiquei com aquela cara 'nao acredito mais um querendo fieis'
    e fui lendo, sem quase aguentar, tenho até uma historia parecida :D muito legal a revirada :D
    ri muito com a historia da assembleia de deus, fim de semana passado sobrevivi a uma, que foi demais XD

    so acho q todo ateu ainda acredita em algo...
    por isso nao me considero ateu X:
    mas adorei aqui
    e muito foda a musica de Raul, muito boa mesma, mas senti q ela foi colocada mais pelo final :D

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Não sou ateu, mas não creio na Bíblia (nem Alcorão, Buda, etc). Creio em um Deus complexo demais para nossas pequenas mentes, mas que existe - longe de dogmas e manifestações forçadas de êxtases.
    Tem mais: sempre, ou maioria das vezes, pessoas ateus são inteligentes e educadas. Boa sorte com seu blog, estamos aí.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  3. Gostei, você fundamenta com competência o ateísmo ao qual aderiu. Também tenho uma história parecida, sou agnóstico e criei meus dois filhos olhando para frente, sendo respeitosos com os outros, trabalhadores e perfeitos ateus. Eles são ótimas pessoas sem nunca terem entrado numa igreja, ou aderido a qualquer religião. Para ser bom cidadão e ser humana decente não há necessidade de acreditar num ente absurdo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do texto e me identifiquei com os relatos. Realmente é como vivemos, sendo testados e coagidos a seguir uma religião que se considera melhor que a outra. Soube expressar muito bem o significado de ser um agnóstico ateísta e parabenizo pela iniciativa

    ResponderExcluir
  5. Caro Luiz Augusto Neto, são 2 horas e 35 da mahã, e eu tenho que acordar daqui a 3 horas e 25 minutos para mais um dia de estudo em escola cristã.

    Tenho quase 17 anos, e de mais ou menos 1 ano para cá comecei a mudar os meus pensamentos relativos à religião. Comecei a me tornar agnóstico após uma viagem com intuito religioso, realizada juntamente à igreja católica (ironicamente), para a europa, onde conhecemos diversas igrejas e ampliamos nosso conhecimento religioso. Perante a tanta riqueza e hipocrisia, meus pensamentos começaram a clarear.

    Me identifico muito com a sua história, pois assim como você eu sou criado em uma família estritamente religiosa, fui batizado, catequisado e crismado, educado em escola católica desde sempre e participei de grupos e encontros de jovens. Seus textos me ofereceram grande conforto, principalmente este no qual estou postando... sinto que nossa história é muito parecida neste aspecto.

    De uns 3 meses para cá, resolvi contar aos meus pais o que acontece em minha mente. Fui rigidamente reprimido, meu pai ficou inconformado e passou a me chamar de "à toa", como se eu não tivesse valores morais e éticos corretos e justos, como se eu não fosse uma boa pessoa.

    Eu não tenho muita intimidade com os meus pais, infelizmente nós pensamos muito diferente. Temas como sexo nunca estiveram em pauta nas conversas rotineiras de família. Me sinto um pouco preso, talvez uma "ovelha negra" na família.

    Sinto muitas vezes uma grande hipocrisia da parte deles, ao orarem comigo e ao me chamar para ir à missa como se eu concordasse com a igreja.

    Eu precisava desabafar em algum lugar, e me senti confortável aqui.

    Estou lhe seguindo, espero que não pare de escrever seus textos.

    ResponderExcluir
  6. Queria saber com que propriedade vc diz que Deus gosta mais dos ateus.

    ResponderExcluir
  7. Minha opnião é...
    Seguir uma religião é restringir a mente de tal maneira que regeite outras opniões. Um meio ignorante de ser, mas, fazendo isso "concientemente". Se você põe na cabeça que Deus existe, e de uma hora pra outra vem um cidadão e diz o inverso, como ficará sua cabeça? confusa, creio; procurarás respostas e acharás mais confusão...
    As dúvidas existem e sempre iram existir...

    Não sigo religiões, nem critico quem segue. Cada um tem um geito de pensar, o meu é o ceticismo, já tentei quebrar as correntes, mas, não vejo outra chave senão essa, ser cético.

    ResponderExcluir
  8. Não importa o que achamos, não podemos responder nada. O melhor a fazer é seguir o que realmente nos beneficia, a ciência.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar em meu Blog, será sempre bem vindo...