quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

E o Ateismo o que é?



Ateísmo é a posição filosófica de que não existem deuses,ou que rejeita o conceito do teísmo. Em uma concepção mais ampla, o ateísmo é definido como a simples ausência de crença em divindades.
O termo ateísmo foi originado do
grego ἄθεος (atheos), e era aplicado a qualquer pessoa que não acreditava em deuses, ou que participava de doutrinas em conflito com as religiões estabelecidas. Com a disseminação de conceitos como a liberdade de pensamento, do ceticismo científico e do subsequente aumento das críticas contra as religiões, a aplicação do termo passou a ter outros significados. Os primeiros indivíduos a se auto-identificarem como "ateus" apareceram no século XVIII. Hoje, cerca de 2,3 % da população mundial descreve-se como ateu, enquanto 11,9 % descreve-se como não-teístas. Entre 64% e 65% dos japoneses e 48% dos russos descrevem-se como ateus, agnósticos, ou não-crentes. A Europa é a região do planeta em que a descrença absoluta ou relativa em deuses é mais disseminada, sendo posição majoritária em diversos países deste continente. Entretanto, a percentagem destas pessoas em estados membros da União Europeia varia entre 6% (Itália) a 85% (Suécia). Por outro lado a África, o Oriente Médio e o Sudeste Asiático são as regiões com menor incidência de ateístas.
Ateus podem compartilhar preocupações comuns com os
céticos quanto a assuntos sobrenaturais, citando a falta de provas empíricas. Entre essas racionalidades comuns incluem-se o problema do mal, o argumento inconsistente de revelações e o argumento de descrença. Outros argumentos a favor do ateísmo crescem com o apoio da filosofia e da história.
Na
cultura ocidental, ateus são frequentemente considerados como irreligiosos ou descrentes. No entanto, sistemas de crença religiosa e espiritual, como formas do budismo, que não defende a crença em deuses, têm sido descritos como ateus. Embora alguns ateus tendam a direções filosóficas como o humanismo secular, o racionalismo e o naturalismo, não há nenhuma ideologia ou um conjunto de comportamentos a que todos os ateus devam respeitar.



Definição



O ateísmo é considerado como uma posição ideológica em relação à crença em deuses. Não pode ser considerado como um tipo específico de religião já que, na maioria das definições aceitas, para que uma dada perspectiva seja classificada como tendo caráter religioso, esta deve ter como elemento central a crença em entidades sobrenaturais, além de possuir rituais e ensinamentos que conduzem um tipo de moralidade. Certas correntes filosóficas podem ser consideradas como ateístas, mas o conceito de ateísmo não se prende a uma filosofia ou religião específica. Há, inclusive, algumas correntes do Budismo e Jainismo podem ser denominadas ateístas por não apresentarem nenhuma concepção de deus, no entanto, não devemos confundir Budismo com ateísmo.
De fato, existem tantos ateus, diferentes entre si, quanto as pessoas de uma dada
população, no seu todo. Pelo simples fato de uma pessoa ser ateísta, não se pode inferir que esta pessoa esteja alinhada a qualquer crença positiva particular (isto é, que não se limite à ausência de crença) e não implica a aceitação de qualquer sistema filosófico específico. O ateísmo também não é uma visão do mundo ou um modo de vida: O ateísmo não define gostos, visões políticas ou valores morais. Muitos associam o ateísmo ao socialismo, no entanto, não há nenhuma relação que deriva do ateísmo que resulte no socialismo. Ateus podem ocupar diferentes ideologias políticas e econômicas. Ateus são livres para discordar inclusive no que diz respeito ao papel da crença religiosa na sociedade e no indivíduo - embora algumas correntes políticas ateístas tenham optado pela repressão, como por exemplo, a antiga União Soviética, que alegava que os religiosos tinham sido cúmplices do regime czarista.
Frequentes alegações contra o ateísmo inclui acusações que definitivamente entrariam em contradição com a própria definição do termo. Uma atribuição comum é de que ateus defendem a adoração de
Satã (do hebraico satan, "o adversário"). Obviamente que tal afirmativa só faria sentido dentro contexto em que se valida a existência de deuses. O Satanismo, portanto, é uma religião por definição, sendo rejeitada pelos ateus. As crenças típicas da "Nova Era", ou semelhantes, são também rejeitadas, em princípio, por qualquer ateu.
(fonte Wikipédia)
Coloquei um texto explicativo para os visitantes do blog saberem o que é o Ateísmo, para fundamentarem suas opiniões com boa informação e sem chutes. Em várias conversas com pessoas cristãs e não cristãs tenho visto que muitos não sabem do que se trata o ateísmo, um colega até pensou qu eu era satanista, por isso o texto...
Frase de hoje: " Já não há mais culpados nem inocentes, cada pessoa ou coisa é diferente, já que é assim baseado em que você pune quem não é você?"
(Raul Seixas)

Um comentário:

Obrigado por comentar em meu Blog, será sempre bem vindo...