segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Onisciente, e onipotente... como??


Onisciência é a designação de uma capacidade de se poder saber tudo, em todos os lugares, ao mesmo tempo, e infinitamente , como por exemplo ocorre na literatura.

Na maioria das religiões esta habilidade extraordinária é tipicamente atribuída a um único deus supremo, como se mantém tradicionalmente no sistema religioso cristão e maometano.

Omnipotência ou onipotência designa a propriedade de um ser capaz de fazer tudo. É comum a utilização deste termo para designar o poder de Deus, nas religiões judaica, cristã e muçulmana. Na mitologia grega era atribuída aos deuses criadores (primordiais), junto da Onisciência e Onipresença.

A omnipotência é um dos atributos incomunicáveis do ser divino. Diz-se incomunicável, pois refere-se a um atributo constituinte da natureza mesma de Deus, diferente dos chamados "atributos comunicáveis", tais como amor, sabedoria, santidade, os quais podem ser comunicados e compartilhados pelas suas cria.

Frente a essas duas definições sobre deus é que vou fazer meu post hoje.
Onipotencia e onisciencia em um único ser é no mínimo incompativel, pq, se formos analisar ao pé da letra como um ser pode saber tudo que vai acontecer e ter o poder de fazer tudo ao mesmo tempo? Ou seja se ele pode fazer tudo ele pode mudar o que vai acontecer, e se ele já sabe o que vai acontecer ele não pode mudar tudo? Complicado??? Então vou ilustrar uma situação para ficar mais fácil o entendimento:
Um cristão em momento de oração, pede algo a deus, pq necessita, e já que está orando não custa nada pedir proteção, saúde, coisas melhores etc, enfim, motivos pra orar e pedir é que não faltam.
Agora esse mesmo cristão acredita que o deus pra qual está orando já sabe tudo que vai acontecer com ele, antes mesmo de ele ser criado deus já sabia e sabe o que irá acontecer, então se é assim ele orando deus mudará sua opinião e fará o que ele pede?
Se a resposta é sim, ele não é onisciente, se a resposta é não, ele não é onipotente...
Ou seja a própria fé do cristão já o faz não querer mais orar... basta apenas raciocinar.
Sabendo que tenho a capacidade de mudar meu futuro, minha vida, eu sigo batalhando sempre buscando o melhor pra mim e para meus entes queridos, sem imaginar que dependo de alguém que já tem o futuro de todos já traçados.

2 comentários:

  1. Olá amigo.
    Não entendi como você concluiu que em onisciência estava incluído o dom de "prever o futuro".
    Talvez como um bom ateu que se preze à ler a bíblia(requisito básico para se propor a falar de um assunto), deves ter percebido que Deus não foi nem será, mas que Deus É. Quando perguntam a Cristo quem ele é ele responde: "Eu sou" e ali se diz que todos entenderam que estavam diante de Deus.
    Deus é a existência. Para Deus não há passado nem futuro, apenas o presente. Deus é infinito, desta forma não pode ser FRACIONADO. O infinito não se divide. Não podemos assim separar Deus do tempo, isto é: para Deus não há futuro, apenas o presente.
    Não faz sentido o seu raciocínio.

    Se persistirem dúvidas posso voltar no assunto. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Confusa sua análise, principalmente sua interpretação da biblia, assim é fácil acreditar em qualquer coisa... basta que interpretemos da melhor forma que nos convir.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar em meu Blog, será sempre bem vindo...