segunda-feira, 12 de julho de 2010

Milagres x Tragédias..


De volta...

Bem estive sumido um tempo, mas não foi descaso foi apenas falta de tempo mesmo, e até foco em outras coisas (trabalho, muito trabalho). Enfim, preciso trabalhar, nada cai do céu, a não ser para Edir Macedo que tem uma porcentagem lá com o dono do céu...
Enfim, muita coisa mudou no tempo que fiquei distante, e tenho presenciado cada dia mais a loucura religiosa. Puts.
Meses atrás uma questão me chamou a atenção, uma matéria sobre um deslizamento de terra que teve na Indonésia na ocasião 145 pessoas estavam dentro de um templo (não sei nem que religião era) e foram todas soterradas, tendo apenas uma adolescente como sobrevivente. Claro e natural que ela foi recebida com muita alegria por muitos e admiração por todos por ter sobrevivido, mas o espantoso foi a forma com que o repórter atribuiu a sobrevivência da adolescente, usando essas palavras: "Por um milagre ela não morreu", fiquei meio sem entender, poxa uma tragédia que mata 144 pessoas, entre homens, mulheres e crianças de várias idades, ser chamado de milagre? Realmente é surpreendente que a adolescente tenha sobrevivido, mas nem por isso deixa de ser uma tragédia, até pq ela perdeu pai, mãe, e dois irmãos.
Tentar mascarar o fato de que as coisas acontecem sem intervenção divina, faz com que os cristãos e teítas me deem ainda mais argumentos para poder tentar provar como sua fé é apenas fé.
Veja bem, se então deus quis preservar a adolescente da morte, ele matou então 144 pessoas, e ainda deu a ela sofrimento e más recordações que estarão com ela a vida toda, e nem vou tentar explicar que se existisse alguém com tanto poder e fizesse algo do tipo, estaria mais pra diabo do que pra deus...

Até a proxima...

" Os pastores e padres possuem a melhor lábia da história, eles conseguem fazer as pessoas acreditarem que existe um ser invisível que vê tudo o que vc faz. Esse homem invisível possui uma lista especial de 10 coisas que vc não deve fazer, e se vc desrrespeitar isso vai direto pro inferno para que queime e sufoque até o fim dos tempos. E ainda dizem que ele te ama..."

Não sei de quem é a frase, mas poderia ser minha...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Onisciente, e onipotente... como??


Onisciência é a designação de uma capacidade de se poder saber tudo, em todos os lugares, ao mesmo tempo, e infinitamente , como por exemplo ocorre na literatura.

Na maioria das religiões esta habilidade extraordinária é tipicamente atribuída a um único deus supremo, como se mantém tradicionalmente no sistema religioso cristão e maometano.

Omnipotência ou onipotência designa a propriedade de um ser capaz de fazer tudo. É comum a utilização deste termo para designar o poder de Deus, nas religiões judaica, cristã e muçulmana. Na mitologia grega era atribuída aos deuses criadores (primordiais), junto da Onisciência e Onipresença.

A omnipotência é um dos atributos incomunicáveis do ser divino. Diz-se incomunicável, pois refere-se a um atributo constituinte da natureza mesma de Deus, diferente dos chamados "atributos comunicáveis", tais como amor, sabedoria, santidade, os quais podem ser comunicados e compartilhados pelas suas cria.

Frente a essas duas definições sobre deus é que vou fazer meu post hoje.
Onipotencia e onisciencia em um único ser é no mínimo incompativel, pq, se formos analisar ao pé da letra como um ser pode saber tudo que vai acontecer e ter o poder de fazer tudo ao mesmo tempo? Ou seja se ele pode fazer tudo ele pode mudar o que vai acontecer, e se ele já sabe o que vai acontecer ele não pode mudar tudo? Complicado??? Então vou ilustrar uma situação para ficar mais fácil o entendimento:
Um cristão em momento de oração, pede algo a deus, pq necessita, e já que está orando não custa nada pedir proteção, saúde, coisas melhores etc, enfim, motivos pra orar e pedir é que não faltam.
Agora esse mesmo cristão acredita que o deus pra qual está orando já sabe tudo que vai acontecer com ele, antes mesmo de ele ser criado deus já sabia e sabe o que irá acontecer, então se é assim ele orando deus mudará sua opinião e fará o que ele pede?
Se a resposta é sim, ele não é onisciente, se a resposta é não, ele não é onipotente...
Ou seja a própria fé do cristão já o faz não querer mais orar... basta apenas raciocinar.
Sabendo que tenho a capacidade de mudar meu futuro, minha vida, eu sigo batalhando sempre buscando o melhor pra mim e para meus entes queridos, sem imaginar que dependo de alguém que já tem o futuro de todos já traçados.